Ganhe Dinheiro sem sair de Casa

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Universidades paranaenses entre as

cem melhores da América Latina

A QS (Quacquarelli Symonds) World University Rankings, entidade com sede no Reino Unido, divulgou recentemente a lista com as cem melhores universidades da América Latina. Três instituições públicas e uma privada de ensino superior do Paraná aparecem entre as selecionadas. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) ocupa o 38º lugar. Respectivamente na 61ª, 82ª e 93ª posições estão a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).
Para definir a colocação das instituições, o ranking considera a reputação acadêmica e empregatícia, número de trabalhos acadêmicos divulgados e suas citações, número de bolsas de professores com titulação e a projeção da instituição na internet. Um dos fatores que influencia no crescimento da UFPR é a participação no Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, considera que a colocação da Universidade se deve também ao reconhecimento de trabalhos como aumento do número de professores com titulação e produção acadêmica. A UEL declarou que a posição no ranking surpreendeu a instituição positivamente, e contribui com sua credibilidade.
No entanto, a UEM contestou o resultado. A universidade citou outros rankings divulgados nos últimos dois meses, um deles pelo Ministério da Educação (MEC), em que a instituição aparece em primeiro lugar no estado, e ainda o Ranking Mundial das Universidades na Web, divulgado em julho, em que a UEM ocupa a 40ª posição.
Neste mesmo ranking, elaborado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia do governo espanhol, a UFPR ocupa a 12ª colocação na América Latina, a UEL a 53ª e PUC/PR a 69ª. O ranking considera entre outros critérios, o número de links externos para artigos publicados no site, o número de arquivos "ricos" (arquivos "pdf", por exemplo) e o número de citações no "Google Acadêmico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado e volte sempre a nossa página.